IHA seed-project | Imagens e Livros

unnamed-1_edited

 

Imagens e Livros. Estudo sobre o património editorial fotográfico em Portugal

Teve início em setembro o IHA seed-project “Imagens e Livros. Estudo sobre o património editorial fotográfico em Portugal (1974 até ao presente)”, suportado pelo financiamento plurianual da unidade. Coordenado por Susana S. Martins (grupo MuSt), este é um projeto de carácter exploratório que terá a duração de seis meses, prevendo-se a sua conclusão em fevereiro de 2022, altura em que será preparado um ciclo de conversas sobre o património editorial fotográfico.
Este projeto permitirá mapear e estudar criticamente os mais relevantes livros e edições fotográficas publicadas em Portugal desde a revolução de 1974 até ao presente. Este estudo, além de proporcionar uma revisão da historiografia do património fotográfico em Portugal, contribuirá ainda para uma reavaliação da materialidade e função do fotolivro no desenvolvimento da fotografia; para analisar a sua relação com diversos contextos artísticos, políticos, sociais e culturais do país; e explorar a natureza colaborativa que o define, nomeadamente a articulação contínua existente entre fotógrafos, designers, escritores e editores.
No final, está prevista a publicação de uma monografia que sistematizará a investigação produzida no âmbito do projeto e o conjunto documental e fotográfico relevante sobre o tema.
+ info sobre o projeto, aqui.
 
Inês Fernandes, mestranda em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas na FBAUL, foi a candidata que ganhou a Bolsa de Investigação atribuída pelo IHA no âmbito deste seed-project. Conheça a bolseira:

InesFernandes

Inês C. Fernandes é licenciada em Fotografia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), percurso onde iniciou o contacto com a investigação científica através do projeto European Stereo Master: Carlos Relvas.
Atualmente, é aluna do Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), onde desenvolve a sua dissertação acerca dos atos performáticos dos livros de artista.
O seu interesse pela fotografia e pelos livros de artista poderão ser trabalhados durante a sua atividade enquanto bolseira de investigação no IHA seed-project Imagens e Livros.