Visita comentada | Exposição Boa viagem, muitas maravilhas | 20 maio

 

Exposição

Boa viagem, muitas maravilhas

Até 22 de junho, 2025

Atelier-Museu Júlio Pomar

 

Visita comentada à exposição, com a presença das curadoras

20 de maio | 10h30

Inscrições: servicoeducativo@ateliermuseujuliopo

 

As investigadoras do IHA Lígia Afonso e Marta Branco Guerreiro (GI MuSt), juntamente com Rita Salgueiro, comissariam a exposição Boa viagem, muitas maravilhas, a primeira exposição do Banco de Arte Contemporânea, projeto a que o Instituto de História da Arte esteve ligado desde o início. No próximo dia 20 de maio, às 10h30, as curadoras convidam para uma visita comentada à exposição, que está patente no Atelier-Museu Júlio Pomar até 22 de junho.
Esta é a «primeira exposição coletiva a partir dos espólios preservados pelo BAC – Banco de Arte Contemporânea Maria da Graça Carmona e Costa, reveladora de um vasto e significativo conjunto de documentação e obras de artistas, galerias e críticos de arte, ativos desde a segunda metade do século XX.
Centrada nos fundos preservados no BAC – divididos entre artistas (Ana Vieira, Eduardo Nery, Graça Costa Cabral, Nuno de Siqueira, Pedro Morais), galerias (Judite Dacruz, Quadrum) e críticos de arte (Alexandre Melo, João Pinharanda e José Luís Porfírio) –, a mostra terá também obras de arte que ramificam a partir destes acervos, reconhecendo as múltiplas potencialidades contidas no arquivo.» [ATMJ]

 

Vista da exposição. © Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC, José Frade